Matéria publicada no Jornal Diário do Comércio, Caderno DC Tecnolgia em 17/03/2015


Virtual Cad espera crescer com soluções para o trânsito


A Virtual Cad, com sede no bairro Funcionários, na região Centro-Sul de Belo Horizonte, especializada no desenvolvimento de soluções em software para meio ambiente, infraestrutura e mineração, pretende alcançar crescimento de 20% em 2015 na comparação com o ano anterior. A expectativa de bom desempenho é impulsionada pelas novas versões do software TranSys, ferramenta desenvolvida para a área de engenharia de trânsito, cujo objetivo é facilitar a implantação de projetos de sinalização viária.


A empresa concluiu o exercício passado sem crescimento na comparação com 2013. "A Copa interferiu bastante nos negócios e, por causa disso, o ano ficou em suspenso. Assim, projetos que deveriam ter saído do papel no último ano começaram a se concretizar somente no primeiro bimestre de 2015, o que nos motiva a acreditar que este será um período mais positivo", explica uma das sócias, Maria de Fátima Solis Ribeiro, que tem formação em Engenharia Civil.


A empresa entrou no mercado em 1993, quando seus fundadores retornaram de uma experiência de cinco anos no exterior. A princípio, os sócios eram representantes de softwares norte-americanos até que, sete anos mais tarde, em 2000, introduziram o TranSys no mercado.


Inicialmente, a solução atendia somente à BHTrans, empresa responsável por coordenar o transporte urbano em Belo Horizonte. Hoje, a Virtual Cad tem em sua carteira de clientes nomes como a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), Vale, Usiminas, além das prefeituras de vários municípios. O atendimento a outras localidades, bem como a instalação dos softwares e treinamento para a sua utilização, são remotos.


O TranSys apresenta-se em três módulos, que podem ser aplicados em conjunto ou isoladamente, variando de acordo com o projeto viário. O primeiro é TranSys Giro, aplicado na correções geométricas de vias; o TranSys Sinal, para sinalizações semafóricas, horizontal e vertical; e o TranSys Placa, para sinalização vertical indicativa. Ele consegue atender tanto a projetos urbanos quanto em rodovias.


Atualmente, a empresa trabalha no desenvolvimento de aplicativos que podem ser acessados via web, sendo que a primeira versão já está disponível no site da Virtual Cad. Para isso, a empresa buscou o apoio do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae Minas), por meio do programa Sebraetec.


Além disso, a empresa também investe em novas soluções de treinamento a distância. Maria de Fátima Solis Ribeiro compartilha a sociedade da empresa com o Engenheiro Mecânico José Bernardo Baker Botelho e o geólogo Sandro Márcio de Aguiar Costa.


Para ver a matéria publicada, clique aqui

Notícias

Notícia - Virtual CAD Realiza Treinamento de TranSys para Professores do CEFET-MG. Leia

Diário do Comércio - Empresa mineira sinaliza as vias de grandes cidades do país. Leia

Reportagem - Virtual Cad no Jornal da Band. Assista

Links Úteis

Informativo Técnico

Apresentação

Vídeos

Depoimentos de Clientes

Parceiros

Galeria

Contato

TranSys GIRO

Simulação de Raio de Giro e Correções Geométricas (Planimétricas) de Vias

TranSys SINAL

Sinalização Semafórica, Vertical e Horizontal

TranSys PLACA

Sinalização Vertical Indicativa

TranSys PLACA Web (NOVO!)

Sinalização Vertical Indicativa na Web