O Aluguel de Software Veio para Ficar


Publicado por Bernardo Botelho


Tenho observado uma tendência mundial do setor de software para engenharia de migrar do modelo de comercialização de licenças perpétuas de uso para o modelo de aluguel de licenças temporárias.


Quem iniciou a onda de transformações foi o programa Select da Microsoft, que no final do século passado mudou a direção para um modelo de assinaturas anuais, oferecendo às grandes empresas atualizações de versão aliadas ao suporte técnico. Na área de software para engenharia, a pioneira foi a Bentley Systems, desenvolvedora dos softwares MicroStation e PowerCivil, que lançou o Bentley Select em 1998 e hoje chega a ter 70% do faturamento proveniente de assinaturas de software. A gigante Autodesk, desenvolvedora do AutoCAD, também implantou o modelo de pagamento anual para atualizações, a Maintenance Subscription, mas sem tanto sucesso.


Porém, recentemente, a Autodesk deu uma verdadeira guinada e anunciou que, a partir de 31 de Janeiro de 2016, as novas licenças comerciais da maioria das suítes de design e produtos individuais estarão disponíveis apenas no modelo de aluguel mensal, trimestral ou anual, a Desktop Subscription, acabando com as vendas de licenças perpétuas.


Vejamos as vantagens deste novo modelo de aluguel de licenças temporárias:

• Redução do investimento em software, com o aluguel representando uma fração do preço da licença perpétua;

• Fim dos pagamentos com atualizações do software: você aluga sempre a última versão;

• Pagamentos flexíveis mensais, trimestrais e anuais se ajustam às flutuações de projeto e permitem transferir os custos aos clientes;

• Oportunidade de testar uma solução por período pequeno e um custo menor;

• Redução de impostos, com o gasto com software contabilizado como serviço ao invés de mercadoria;

• Adequação às crises que os setores de engenharia e arquitetura costumam viver no Brasil.


A Virtual CAD, desenvolvedora do TranSys - Aplicativo para Projeto Viário, também oferece o modelo de aluguel de licenças de uso, com grande vantagem financeira para quem o adota. Recentemente a PROGEN - Projetos Gerenciamento e Engenharia, de São Paulo, contratou para um pico de demanda de um projeto de infraestrutura viária, seis meses de uso dos softwares TranSys SINAL para projetos de sinalização horizontal e vertical e TranSys PLACA para projetos de sinalização indicativa.


Portanto, apesar de dividir opiniões, o aluguel de software veio para ficar e temos todos que nos adaptar aos novos tempos.


* Bernardo Botelho (bernardo.botelho@virtualcad.com.br) é Engenheiro Mecânico, Sócio da Virtual CAD (www.virtualcad.com.br) e atua há mais de 25 anos no mercado de CAD e SIG e há mais de 10 anos no mercado de CAD para Projetos Viários (http://virtualcad.com.br/TranSys/TranSys.aspx).

Notícias

Notícia - O Aluguel de Software Veio para Ficar. Leia

SEBRAE Notícias - Virtual CAD espera crescer com soluções para o trânsito. Leia

Reportagem - Virtual Cad no Jornal da Band. Assista

Links Úteis

Informativo Técnico

Apresentação

Vídeos

Depoimentos de Clientes

Parceiros

Galeria

Contato

TranSys GIRO

Simulação de Raio de Giro e Correções Geométricas (Planimétricas) de Vias

TranSys SINAL

Sinalização Semafórica, Vertical e Horizontal

TranSys PLACA

Sinalização Vertical Indicativa

TranSys PLACA Web (NOVO!)

Sinalização Vertical Indicativa na Web